imprensa

Cores que diferenciam

01/10/2012

 

Com  funções diversas nos vários elementos em que são aplicadas, as cores, no caso dos lubrificantes, fluidos, óleos e graxas, servem para identificar uma marca ou distinguir um produto do outro.

Diga-me a cor que tens, que te direi quem és. Pode parecer brincadeira, mas é fato que os corantes têm, entre várias funções nos segmentos aos quais são aplicados, a missão de identificar a marca de determinado produto ou distingui-lo de outro. No caso do ATF (fluido para transmissão automática), por exemplo, o corante vermelho é utilizado para diferenciá-lo de outros fluidos usados no motor e para identificar um possível vazamento.

Alessandra Cunha, supervisora de Especialidades Químicas da Promax, informa que a quantidade de corante indicada em uma formulação de lubrificante ou graxa é muito pequena. Entretanto, em termos de volume, a profissional assegura que sua participação está crescendo substancialmente devido, principalmente, “às estratégias de marketing das empresas, que cada vez mais buscam elementos de diferenciação”, complementa.

Por se tratarem de produtos direcionados para diferentes setores, que recebem normatizações diferentes – como os lubrificantes food grade – os corantes também são obrigados a se adaptarem a estas exigências legais. “Os corantes devem acompanhar e atender à demanda do mercado, principalmente no que tange ao manipulador”, pondera Alessandra. A Promax oferece corantes líquidos, que são de fácil manipulação, e requerem um contato mínimo do operador com o produto.

Facilidade de colorir

A companhia também dispõe de produtos com elevado ponto de fulgor – a menor temperatura à qual é submetido um líquido visando fornecer vapor suficiente para formar uma mistura inflamável na presença de uma fonte de ignição (faísca, chamas abertas, etc.), “o que possibilita um transporte e armazenamento mais seguros”, explica a supervisora de Especialidades Químicas.

A Promax Produtos Máximos SA distribui corantes da UCM – United Color Manufacturing para o Brasil e Argentina. Os corantes da empresa norte-americana proporcionam, conforme Alessandra, uma maneira especialmente fácil e econômica de colorir, e dispõem também de uma larga escala de cores, que podem ser misturadas para obter novas tonalidades.


Linha de produtos

Unisol – corantes líquidos para aplicações em petróleo, incluindo combustíveis, aditivos para combustíveis, óleos lubrificantes, graxas, fluidos hidráulicos e transmissões.

Unimark – marcadores incolores para combustíveis e lubrificantes.

Uniglow – corantes líquidos fluorescentes para produtos de petróleo.

Uniflow – corantes líquidos para aplicações em tintas.

Uniplas – corantes em pó para a indústria de plástico.

Uniqua – corantes líquidos para aplicações aquosas.



Fonte: Revista Lubgrax – edição 18 – outubro/ 2012

 

 

Promax Imprensa

Jornalista, nesta área você encontrará os press releases produzidos
pela Assessoria de Comunicação
da Promax.
Leia mais

Promax Ação Ecológica

A preservação do Meio Ambiente
é encarada como fator fundamental para a perpetuação dos negócios
da empresa.
Leia mais

Promax Notícias

Acompanhe neste espaço novidades
e dados gerais de mercado e o que foi publicado sobre a Promax.
Leia mais